Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Conquista em Versos: A Saga de Uma Cidade e a História que o Tempo Conta

Fala-se do juiz que, por castigo, ia ser expulso montado num boi.
Vitória da Conquista, fonte de eventos com desavença e graça.
Menina faceira que nasceu amparada pela encosta da serra.
Via-se meninos, ouvindo curiosos, sentados no banco da praça,
As estórias de pirraças entre Meletes e Peduros em pé de guerra
E dos esperados cometas chegando alegres com seus burros de raça.

Conquista em versos é um trabalho de aproximadamente quatro anos de pesquisa sobre a rica história de Vitória da Conquista e contada em versos populares. 

Sobre o tema o Dr. Rui Medeiros escreve:

Por: Dr. Rui Medeiros

          "Vitória da Conquista é culturalmente marcada pelo fato de que “os filhos da terra” e os “chegantes” que aqui resolveram ficar e fundar família gostem de sua história, tal qual transmitida de geração, a geração com acréscimos de resultado de pesquisa que conseguiu ser aprendida coletivamente, em seus traços mais gerais. Em verdade, portanto, os habitantes da cidade conquistense e de sua região geográfica cultivam a memória do lugar. É uma memória cujos dados mais antigos falam de um bandeirante, de sua promessa em erguer um templo à mãe do Cristo e da luta devastadora contra os indígenas Pataxó, Imboré e Mongoió.
        

          Essa memória, tão preservada e contada para sê-lo, circula em torno do fundador do arraial, origem da cidade de Vitória da Conquista, dos descendentes do fundador e famílias que com esses se entroncaram, padres que criaram famílias, grupos familiares criados no século XIX, figuras ilustres, tropeiros, velhos intendentes e prefeitos, lutas de grupos, especialmente luta entre Meletes e Peduros e a chacina do Pau de Espinho, estabelecimento de serviços públicos, jornais antigos, as estradas, os velhos partidos, a economia... são tantos os temas que a memória local tenta preservar e entregar aos anos vindouros que se torna difícil mencionar tudo". Leia mais  aqui

Vale a pena conferir 

Nenhum comentário:

Postar um comentário